Starfinder RPG é um jogo de RPG futurista, que pode ser utilizado como sistema base para vários cenários, podendo o narrador adaptar desde livros que contenham esta temática ou criando cenários próprios.
Ele traz como base regras similares ao Pathfinder 1ª Edição ou melhor dizendo, ao sistema D20, mas com várias singularidades que fazem o sistema único, por mais que tenha fundamentos já vistos em outros RPGs.
O livro básico possui 532 páginas coloridas e ricamente ilustradas. A qualidade segue o padrão da New Order e da Paizo, tão conhecido por suas publicações mais ilustres como Pathfinder 1ª e 2ª Edição.
No livro básico de Starfinder RPG você encontra tudo o que precisa para criar sua campanha galáctica. O livro possui regras completas de criação de personagens, táticas de batalha, magias, perícias e talentos, além disso ele apresenta regras para alguns monstros e, claro, para espaçonaves!
O livro apresenta um pouco também sobre o Mundo do Pacto, cenário original de Starfinder RPG.
Criação de personagens
Criação de personagem com um sistema basicamente d20? Bom então vamos ter Orcs, Elfos, Anões, Gnomos… Certo?
Errado!
Raças
Em Starfinder RPG temos novas raças, claro, estamos no espaço!
Agora temos acesso a Androides, Humanos (claro, sempre), Kasathas, Lashuntas, Shirrens, Vesk e Ysoki.
Essas são somente as raças do livro básico, no suplemento Arquivo Alienígena há varias outras raças disponível para você jogar!
Classes e Temas
Além de novas raças, temos também a novas classes e além delas, temas que as completam.
Confira abaixo as classes do livro básico:
- Emissário: É o carismático, especialista em inspirar aliados a realizarem feitos heroicos;
- Mecânico: Mestre de máquinas e tecnologia, ainda possui um drone companheiro ou um avançado implante cerebral.
- Místico: Utiliza os poderes mágicos místicos que concedem habilidades que quebram as leis do universo
- Operativo: Especialista em combatente furtivo, capaz de tirar vantagem de adversários despreparados.
- Solariano: É um guerreiro formidável com uma arma ou armadura feita de poder estelar.
- Soldado: Armas e armaduras ou equipamentos, ele é o especialista.
- Tecnomante: Utiliza uma espécie de magia sintonizada a tecnologia e pode usá-la para liberar efeitos poderosos.
Confira abaixo os temas listados no livro básico de Starfinder RPG:
- Ás da Pilotagem: Pilotar é sua especialidade, sejam naves ou outros veículos, ele é obcecado com todo conhecimento relacionado.
- Caçador de Recompensas: Rastrear de forma implacável é sua diversão.
- Espaçonauta: É um explorador incansável, possuindo grande conhecimento sobre a biologia e topologia alienígena.
- Estudioso: Pesquisar, pensar e ter uma vasta base de conhecimento são coisas que te deixam muito feliz.
- Fora da Lei: Você é um criminoso procurado, ou já foi um, possui ótimas conexões no submundo.
- Ícone: Você é um pop star intergaláctico, de um jeito ou de outro, as pessoas te conhecem e respeitam seu modo de pensar e ser.
- Mercenário: Pagando bem, que mal tem, não é? Seja trabalhar como bucha de canhão ou um líder de esquadrão, se créditos estiverem lá, você também.
- Sacerdote: Os deuses falam com você, ao menos é isso que você acha, e isso mudou sua vida, aderindo a filosofia ou a religião, você é dedicado a espalhar essa palavra.
- Xenoincursor: Guru de formas de vida alienígena que considera encontrá-las uma das realizações mais gratificantes possíveis.
- Sem tema: Rótulos não são para você. O sol brilha para todos, e você se acha diferente da maioria.
Perícias, Talentos e Equipamentos
Aqui você encontrará realmente os traços do sistema D20, principalmente nas perícias e seu uso, não digo que são iguais aos sistemas icônicos que conhecemos que utilizam essas regras. Mas a base é a mesma, então se você já joga ou jogou um sistema com regras D20, Pathfinder por exemplo, aqui você está em casa.
Há várias perícias novas, já que estamos tratando de um sistema futurista, bem como novos talentos e equipamentos hi-tech de toda a forma e tamanhos, inclusive droides que podem ser utilizados pelos jogadores com as perícias e talentos certos.
Espaçonaves
Eu vejo esse capítulo como a cereja do bolo desse jogo, eu conheço alguns cenários futuristas, por exemplo Shadowrun, mas nenhum com regras tão interessantes para combates com naves.
As naves não seguem um padrão, cada uma é construída de uma forma específica, com algumas coisas em comum.
Cada nave pode ser vista com um personagem a parte, com seus próprios pontos de construção determinados pelo ranque. Uma nave com um ranque maior, possui mais pontos para serem gastos e, desta forma, possui ainda mais traços únicos.
O combate com naves
Em primeiro lugar podemos dizer que não é um combate normal, onde cada jogador e NPC rola sua iniciativa e, com isso, tem sua ordem de ação.
Em Starfinder RPG, as ações não tem resultados individuais. Por exemplo, se um personagem resolver passar seu turno, a nave deixa de executar tal ação.
Ou seja, um jogador rolará a inciativa da nave, do mesmo modo que o narrador rolará para os adversários.
Depois que esta rolagem é feita, a nave toma seu lugar na ordem de ação e não cada personagem individualmente.
Quando for o turno da nave em questão, cada um dos jogadores tomará ações de acordo com sua função na nave.
Isso nos leva as funções
- Capitão – Você é o Cap. Kirk, é você que motiva, encoraja e provoca os inimigos, além de tomar a frente quando a coisa apertar;
- Artilheiro – Você operar e conhece como a palma da sua mão os sistemas de armas da nave;
- Piloto – A nave e você são como um, ela é seu chuchuzinho. Você sabe fazer com a nave o que ninguém mais consegue, piruetas, desvios etc, é com você;
- Oficial de Ciências – Se o armeiro passa mexendo nas armas da nave o dia todo, você passa com os sensores e o computador de bordo. Se uma agulha passar do lado nave, você vai saber.
- Engenheiro – Manter essa banheira voando e saindo de enrascadas é com você. Se algo vazar ou estiver com defeito, você é a pessoa certa para o serviço.
O turno de combate se inicia e as ações são tomadas na seguinte ordem:
- Engenharia – Os engenheiros, sejam lá quantos forem, agem nessa fase, seja para consertar ou dar um impulso (bônus) em algum sistema.
- Leme – O Piloto e o Oficial de Ciências agem neste turno, seja para deslocar ou fazer uma pirueta, ou então recalcular a rota de fuga ou mesmo usar os sensores.
- Artilharia – Aqui os artilheiros brincam, disparam as armas dentro dos arcos possíveis ou as torretas em qualquer direção.
Mas e o Capitão?
O Capitão age em qualquer uma dessas fases, afinal ele é o capitão. Por exemplo, na fase do leme ele pode usar sua ação para encorajar sua tripulação a seguir em frente, na direção do inimigo, em uma estratégia mirabolante. Ou usar da intimidação para causar medo nos corações dos inimigos.
Ou então não fazer nada, afinal ele é o capitão.
O Cenário
Você pode narrar Starfinder RPG em qualquer cenário que desejar, pode adaptar Star Trek e viver suas aventuras em planetas que nenhum humano chegou ou qualquer coisa que sua mente engenhosa quiser.
Mas Starfinder possui seu próprio cenário, o livro básico contém várias informações úteis sobre ele, inclusive a cronologia conhecida e seus planetas, bem como detalhes sobre a história de cada um, sua população e alguns fatos relevantes.
O nome do cenário é O Mundo do Pacto, porque ao longo de incessantes batalhas, um pacto de paz foi criado entre as diversas raças.
As viagens e a Deriva
As viagens entre planetas eram demoradas, outras quase impossíveis de se fazer sem algum ponto de abastecimento no meio do caminho.
Viajar para outro sistema solar era inviável, mas mesmo que tentado, demoraria várias gerações para que alguém talvez conseguisse chegar em algum lugar.
Algumas poucas civilizações ou organizações tivessem suas soluções peculiares para este problema, sempre utilizando alguma forma de magia, fosse arcana, demoníaca ou divina, era muito caro adotar este tipo de coisa em uma nave.
Além disso, demandava muito espaço para ter um motor desses instalado e funcionando, bem como uma tripulação específica só para manter os processos mágicos envolvidos fluindo.
Tudo mudou com a surgimento do Deus Triune e do Sinal.
Aproximadamente 3 anos após a Lacuna, várias civilizações de todos os cantos ouviram, veram, sentiram ou encontraram algo que foi chamado de O Sinal.
Em síntese ele continha uma solução para o problema das grandes viagens, a Deriva.
Assim como surgiu O Sinal, surgiram também faróis em pontos específicos da galáxia.
O Sinal foi a instrução de como viajar e construir um motor que não utilizava fontes mágicas, ele utiliza energia comum para ser ligado, ocupava relativamente pouco espaço em uma nave e é de fácil utilização.
Já os Faróis são os locais que você programa para a sua viagem, atualmente há faróis de deriva espalhados por boa parte da galáxia.
O único problema da Deriva é seu custo, ninguém sabe como ou porque, mas todo a viagem retira um pedacinho de um plano aleatório e o adiciona ao plano anteriormente desconhecido chamado de Deriva.
Por exemplo, esse pedacinho de plano que você retirou na sua viagem, pode conter uma criatura milenar e que agora está aprisionada na Deriva.
O legado de Pathfinder
Este capitulo traz a possibilidade de você converter seu tão amado personagem de Pathfinder RPG para Starfinder, vivendo grandes aventuras agora em uma nave espacial e não mais no lombo do seu cavalo amigo.
Porém vale lembrar que Golarion não “existe” mais em Starfinder, alguns de seus habitantes agora são encontrados na Estação Espacial de Absalom.
Então lembre de caprichar no background do seu personagem!
Quem sabe achando uma chave de portal que te levou a outro planeta e não só a um plano diferente? Ou quem sabe você não acabou acidentalmente sendo levado ao plano da Deriva?
Use a imaginação!
Por fim
Em conclusão a nossa resenha de Starfinder RPG posso dizer que este é um RPG muito interessante para quem gosta de RPGs futuristas, combates com armas laser e espaçonaves.
Além de possuir várias raças diferentes, é um sistema e cenário de infinitas possibilidades, sem que uma coisa exclua a outra!
Compre seus livros utilizando nosso cupom de desconto de 10% na editora New Order!
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG não esqueça de apoiar pelo Padrim, pelo PicPay, pelo PIX e agora também no Catarse!
Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.