Templos Abandonados e Criaturas Rastejantes é um RPG do gênero Exploração de Masmorras e Solo, desenvolvido para jogar solo (sim, estou sendo repetitivo) com uma mescla de OSR (Old School Renassance), livro-jogo, e ainda como gerador de contos.
Escrito por Tarcísio Lucas Hernandes Pereira, Editora TLHP.
Artes: Carlos Castilho & Domínio Público
Em ” Templos Abandonados e Criaturas Rastejantes” …
Você é um herói, aventureiro e sonhador, que se mete sozinho em templos abandonados cheios de monstros, e armadilhas. Porquê? Para cumprir uma missão.
A cada partida, você sorteia a missão numa tabela, como na sequência abaixo:
- Ação: (exemplo: transportar)
- um(a) Objeto/Pessoa (um anel)
- Onde: (num vulcão)
- Para: ( banir um antigo Espírito)
Mas que tipo de herói você será?…
Em Templos Abandonados e Criaturas rastejantes? Depois de definir seus atributos em:
- Força
- Destreza
- Constituição
- Inteligência
- Sabedoria
- Carisma,
Escolha se aventurar como..
- Guerreiro(a)
- Clérigo(a)
- Mago(a)
- Ladrão(a)
- Elfo(a)
- Anão(ã)
- Pequenino(a)
A Mecânica Principal
Se baseia em testes com um D20 (dado de 20 faces), contra uma dificuldade pré-estabelecida em cada desafio ( há 100 opções para sortear), utilizando qualquer dos seus atributos e bônus respectivos, a sua escolha.
A Magia tem um papel especial, e pode modificar muito os resultados.
Você precisa de 12 “sucessos” em desafios, como pontos de experiência, para considerar a aventura concluída.
Todavia, em ” Templos Abandonados e Criaturas Rastejantes” …
Entretanto, que equipamentos você precisa? Nenhum. A mecânica do jogo considera automaticamente que se você é guerreiro, tem uma espada, se é um mago, tem um tomo de magias ou algo equivalente, e assim por diante.
Porém, como é a evolução de personagens? Bom, nesta versão, não tem… O que não impede de criarmos nossa versão, certo?
Que tal mais 3 pontos de vida por nível, e a cada 2 níveis aumentar um ponto de um atributo?
O livro em si …
Tem 16 páginas. Preto e branco. Gostei da diagramação limpa e direta, (o autor tende a lançar versões mais simples de cada obra, e depois vai aprimorando). Esta versão gostei muito. Tem umas dicas pra você transformar cada partida num conto, amarrando os desafios com a missão.
Então, quais as vantagens e desvantagens de ” Templos Abandonados e Criaturas Rastejantes”?
Se você procura uma exploração de masmorra Solo, pegada Old School, sem necessidade de grids ou miniaturas, tá no lugar certo.
Comparando com jogos solo e de exploração como 4AD (Four Against Darkness), Ker Nethalas, e Runa, é claro que é muito mais conciso. O que NÃO significa que seja inferior.
Impressão pessoal,..
É que esta é uma das criações da Editora THLP que mais me agradou, até agora. VOCÊ pode ter acesso a TODAS as publicações da editora assinando o apoia-se por meras 5 coroas (ou reais, como dizemos em terras Tupiniquins).
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