fbpx
Movimento RPG
Image default
Aliados Tokyo Defender

Adaptação de Rick & Morty para 3D&T

Este artigo com a adaptação de Rick & Morty para 3D&T foi criada por Eric Ellison, editor geral da revista gratuita Tokyo Defender, especializada no sistema 3D&T, em conjunto com Alberto Chechter. Para mais matérias deste sistema, clique aqui! Veja também nossa iniciativa chamada Megaliga Tokyo Defender, reconhecendo ótimos posts de blogueiros sobre 3D&T, clicando aqui.

Rick e Morty é uma série de comédia adulta (a série aborda temas como sexo, drogas e etc.) criada por Justin Roiland e Dan Harmon para o bloco de programação de madrugada do Cartoon Network Adult Swim. Originalmente, a série foi baseada em The Real Animated Adventures of Doc and Mharti, do Channel 101, uma paródia de De Volta para o Futuro.

Esta série bizarra gira em torno das desventuras de Morty Smith, um jovem estudante de ensino médio de bom coração, mas problemático, e de Rick Sanchez, o avô mal-humorado ,sarcástico e cientista louco que é o avô de Morty (ambos dublados por Justin Roiland). Rick constantemente tira Morty e sua família de suas vidas normais para embarcar em aventuras psicodélicas que usam e abusam de todos os tipos de ficção científica pelo multiverso e ajudá-lo a realizar experimentos científicos insanos. Os pais de Morty pensam em Rick como uma influência negativa para seu filho, mas eles mantêm Rick em casa de qualquer maneira, desde que ele mantenha Morty na escola.

Jogando 3D&T com Rick and Morty

Com o estilo nonsense e exagerado de muitos episódios da série, não é difícil trazer o teor da animação para a mesa de jogo. Talvez o mais divertido para o mestre seja pegar todos os tropos e clichês de ficção científica e afins, subvertendo-os, levando as coisas às raias do absurdo. Para se inspirar você pode ler os livros de Douglas Adam ou assistir Dr. Who. Talvez os jogadores queiram enfrentar os Proscritos? Talvez uma viagem por uma área de Tormenta? Qualquer cenário de 3D&T e além pode ser visitado por Rick Sanchez… eu disse qualquer um! E se isso levar os personagens a morrerem? Bem, nas palavras de Rick Sanchez: “A morte dos personagens acontece Morty, são apenas células mudando de estado. Quanto mais rápido você aceitar isso, mais rápido vai ver como se joga esse jogo e porque nós queremos tanto nos distrair da realidade e das forças entrópicas que nos cercam”.

Na verdade, se as coisas ficarem muito ruins para o grupo, eles sempre podem saltar para outra terra, mas tente não fazer disso um hábito, existem apenas umas quatro ou cinco dessas nessa semana.

Personagens

Rick Sanchez

Rick Sanchez (24N)

Rick Sanchez, mais especificamente o Rick C-137, é o protagonista da série. Ele pode ser descrito como um gênio, sendo talvez a pessoa/mamífero mais inteligente do multiverso. Apesar de ser um cientista brilhante, o alcoolismo, o consumo de outras substâncias pouco saudáveis e uma moral duvidosa fazem com que acabe por agir de modo imprudente e egoísta na maior parte das vezes.

Desde os primeiros episódios da série é mostrado que ele costuma se aventurar através dos mundos e das dimensões levando seus netos e seus pais em aventuras que servem a propósitos raramente expressos e às vezes por motivos fúteis. Ele tem acesso a todos os tipos de maravilhas tecnológicas que supostamente inventou sozinho e é famoso entre os alienígenas como um dos seres mais inteligentes que existem.

F0, H4, R2, A1, PdF0; 10 PVs e 100 PMs.

Kit: Habitante dos Mundos (sincretismo)*.

Arsenal: Seu Equipamento é muito mais que um simples veículo, arma ou traje de combate — na verdade, você conta com tudo isso e muito mais. Diferente da regra padrão de Equipamento, você não conta com um único item. Você pode rearranjar pontos de Equipamento e preparar-se de acordo com as circunstâncias, como se tivesse múltiplos equipamentos. Rearranjar os pontos de Equipamento leva um turno e custa 1 PM por ponto de Equipamento, mas obedece a todas as outras regras da vantagem.

Engenhoca Goblin: Você possui dispositivos capazes de simular os efeitos de qualquer magia. Você pode, por exemplo, construir um veículo a vapor capaz de carregar pessoas ou cargas (como uma magia Transporte), um projetor de imagens (Ilusão), uma arma de dardos tranquilizantes (Desmaio) ou quaisquer outras. Uma engenhoca é quase igual a uma magia, e segue as mesmas regras. O engenhoqueiro deve aprender como fazê-la, e também gastar Pontos de Magia para sua ativação. Engenhocas não pertencem a “escolas”, por isso o engenhoqueiro não precisa atender este pré-requisito (mas deve atender a quaisquer outros). Efeitos realizados por engenhocas não são considerados mágicos.

“Eu posso fazer isso”: você pode construir uma engenhoca para simular uma vantagem que você não possua. A máquina custa 5 PMs por turno e dura, no máximo, um número de turnos igual a sua Habilidade.

Fonte de Magi.. errr.. da Ciência: a magia brota de você de maneira quase ininterrupta. O arquimago recupera 1 PM por turno, indefinidamente. Além disso, ele passa a considerar sua R×10 para cálculos de PMs, inclusive para vantagens como Pontos de Magia Extras.**

Foreshadowing: Por 3 PMs, caso você precise ou tenha esquecido de algum objeto, você pode reescrever a narrativa, dizendo que estava com o objeto o tempo inteiro! Isso só ocorre se houver a possibilidade de realmente ter pego o objeto sem maiores problemas naquele mesmo dia. Você também pode usar este poder para declarar que disse algo a alguém, seguindo as mesmas restrições. Os PMs gastos neste poder só são recuperados com descanso.***

Vantagens: Equipamento 5, Genialidade, Memória Expandida, Pontos de Magia Extra x4.

Desvantagens: Insano (compulsivo: alcoolismo) Má Fama, Procurado (Federação Galáctica entre outros), Segredo (Morte).

Perícias: Ciências e Máquinas.

*Brigada Ligeira Estelar

** Poder do Kit Arquimago (Tormenta Alpha)

*** Poder do Kit Cronomante (Manual da Magia).

Morty Smith

Morthy Smith (4N)

O neto de bom coração, às vezes ingênuo e impressionável de Rick, que se vê forçado a desempenhar o papel de sidekick de seu avô.

Morty é um jovem estudante do ensino médio que tem problemas para se adaptar, tanto quanto qualquer outro jovem, talvez um pouco mais por ter que lidar com sua família e Rick. Apesar da timidez e da gagueira, ele também já demonstrou heroísmo e sagacidade em muitas ocasiões, frequentemente provando ser o único que tem algum tipo de bom senso e capacidade de lidar com toda a loucura e caos que é acompanhar seu avô pelo universo.

F0, H2, R1, A0, PdF0; 5PV e 5 PM

Kit: Aliado Mirim (atrapalhar e saída pela direita).

Vantagens: Aparência Inofensiva.

Desvantagens: Ponto Fraco (facilmente manipulável).

Smith family

Jerry Smith

O pai de Morty e Summer e marido da filha de Rick, Beth. Jerry tem boas intenções, mas é passivo, incapaz e extremamente inseguro. Ele tem problemas para equilibrar trabalho, família e casamento, nenhum dos quais é ajudado pela influência das aventuras de Rick, nas quais ele às vezes se vê involuntariamente envolvido. Embora ele goste de pensar em si mesmo como “O pai de família” ou “homem da casa”, ele às vezes é visto pela sua esposa como um peso-morto, já que  Beth tem um emprego mais estável do que ele e guardando algum ressentimento. Rick não se preocupa em esconder o fato que ele não tem absolutamente nenhum respeito por Jerry, lembrando-o sempre que seu casamento está em maus lençóis. E até mesmo Morty Summer claramente o amem, eles também estão perfeitamente cientes de suas inúmeras falhas de caráter. Embora às vezes Jerry mostre que ele tem a potencial para ser bastante hábil e corajoso, tão logo o perigo passa, isso nunca realmente pega e ele volta a ser como era.

Summer Smith

Summer é a irmã mais velha de Morty. Apesar de viver em uma família disfuncional com um avô psicótico, ela ainda tem muitos traços típicos de uma adolescente como desejar ser popular na escola e as futilidades das redes sociais.

Embora Summer não tenha um intelecto genial como seu avô Rick, ela possui uma inteligência acima da média e é um dos membros mais equilibrados de sua família. Summer mostra ser uma garota muito esperta e ágil, pelo menos em comparação com o resto de sua família.

Beth Smith

Beth, filha de Rick Sanchez, trabalha como veterinária com especialização em cirurgia cardiotorácica e enfrenta os problemas no seu casamento e seu pai morando com sua família, embora ela seja o membro da família menos afetado pelos problemas causados por ele. Conforme a série avança, fica cada vez mais evidente que ela tem alguns lados mais sombrios em sua personalidade; tanto por ser filha de Rick quanto por problemas decorrentes de seu abandono por ele na infância.

Locais de Interesse

Cidadela dos Ricks

A Cidadela

A Cidade, originalmente conhecida como A Cidadela dos Ricks, é o centro da sociedade onde os Ricks e Mortys formaram uma sociedade construída para abrigar suas contrapartes vindas de uma infinidade de realidades da Curva Central Finita. A cidade é governada pelo Conselho de Ricks e secretamente manipulada pelo Conselho das Sombras. Para alguns Ricks e Mortys, é um ponto de lazer e ponto de encontro, mas também serve como residência permanente para um número incontável de Ricks e Mortys que decidiram se estabelecer na Cidadela e fazer dela seu lar. Embora sua verdadeira população nunca tenha sido mencionada, Rick disse uma vez: “Quem ainda está explorando a cidadela é estúpido ou um dos infelizes milhões mantidos como reféns por suas idéias terríveis”, sugerindo que seu número ultrapassa os milhões.

Dimensão C-137

A dimensão C-137 é uma das muitas dimensões do multiverso e o universo original do Rick Sanches protagonista da série. Como mostrado nos primeiros episódios da série, devido a uma poção do amor criada por Rick para Morty conquistar Jéssica, sua paixão juvenil. Infelizmente os efeitos da poção saíram do controle e todos os humanos da terra foram transformados em monstros Cronenberg’s. Incapaz de resolver o problema criado, Rick usa sua Arma de Portais e vai com Morty para outra dimensão enquanto busca uma forma de transformar a humanidade ao normal. Rick e Morty da dimensão C-137 chegam no exato momento em que o Rick e o Morty daquele dimensão morrem em uma explosão, assumindo seus lugares.

Enquanto isso, versões alternativas de Rick e Morty de outra dimensão onde todos são Cronenberg, chamados Cronenberg Rick e Cronenberg Morty, fazem exatamente a mesma coisa em sua dimensão e transformam todos em humanos normais. Eles deixam a sua própria dimensão e entram na dimensão C-137.

Prisão da Federação Galáctica

A prisão é famosa não apenas por abrigar os criminosos mais perigosos do universo, mas também por manter os dados e informações confidenciais da Federação Galáctica. Rick Sanchez esteve preso nela por um tempo, até conseguir escapar, destruindo a prisão no processo ao teleportar a Cidadela dos Ricks para dentro da prisão, matando vários aliens e Ricks no processo enquanto escapava.

Ganchos de Aventura

  • O Conselho dos Ricks envia um grupo de Ricks para uma exploração além da Curva Central Finita. Nenhum deles voltou e agora o Conselho envia um segundo grupo (o grupo dos personagens).
  • Morty quer ser super-herói e proteger a terra, então Rick inventou um soro capaz de dar a eles os poderes que ele sempre quis, mas como isso pode dar errado?
  • Cansado de ter que aturar Jerry como genro, um Rick decide voltar no tempo e impedir que ele vá ao baile de formatura com Beth, mas que tipo de paradoxo temporal ele está criando aqui?
  • Um exército de Johnson Formigas nos meus Olhos foi clonado por um inimigo que Rick não se lembra o nome. Os Jonhson Formigas-nos-meus-olhos também tem diversos kits de personagens e a vantagem Regeneração.
  • Rick desmaiou depois do consumo de substância psicotrópicas exóticas, mas não sem antes ativar uma bomba de neutrinos para detonar dentro das próximas horas. Morty e os demais precisam usar um dos seus inventos para entrar na sua mente e descobrir a senha da bomba, antes que ela detone. Ela pode ser um alarme, ninguém nunca sabe.
  • É a vez de Morty escolher a aventura. E ele está viciado em cartinhas de monstros. Rick não aguenta mais ver Morty interessado em cartas de papelão, e transforma os monstros em criaturas reais, mostrando o quão chato é cuidar do cocô de um Broxalante das Montanhas Escrotais. Só que a caixa de sapatos contendo as criaturas mais idiotas caem na máquina, espalhando um monte de criaturas como o Mago Evasor de Taxas, ou o Vampiro que Suga-Hypes.
  • Mais uma vez, Rick, Summer e Morty acordam em uma simulação. Dessa vez a única coisa que a simulação não consegue conceber, é Summer no topo da Hierarquia da popularidade estudantil. Rick, Morty e os jogadores precisam fazer de tudo para colocá-la neste patamar sem parecer estranho, enquanto lidam com falhas da simulação, já que os jogadores não são importantes para os alienígenas.Ou para Rick Sanchez.
  • Morty pede a ajuda dos jogadores, ele tem um plano para provar que tinha razão sobre um assunto que discutiu com Rick, entretanto esse argumento está perdido no antigo Yahoo Respostas. E os jogadores precisam entrar de corpo físico na internet para recuperá-lo antes que ele seja fechado definitivamente. Afinal todos queremos ver a cara de derrota do Rick.
  • Rick e Morty chegam em um mundo que alcançou uma paz utópica, desde que a cada geração uma única pessoa seja sacrificada. Infelizmente, a pessoa que vai ser sacrificada dessa vez foge e se esconde na nave de Rick.
  • Rick e Morty se preparam para enfrentar o Evil Morty. Exceto que Dan Harmon não faz ideia de como criar o clímax desse confronto. E pra piorar ele é levado para responder a um inquérito por evasão de impostos. Cabem aos jogadores restaurar a vida de Dan Harmon o suficiente para que ele escreva o final da história. Mas não muito, afinal nenhum milionário iria querer perder tempo animando Rick and Morty.

Invenções de Rick

Arma de Portais

Arma de  Portais

Essa é talvez a maior invenção de Rick Sanchez, embora não se saiba exatamente qual deles. A arma permite abrir portais para viajar entre as dimensões, linhas do tempo e universos. Em termos de regras, ela permite a utilização das magia Teleportação, Teleportação Aprimorada, Teleportação Planar e Viagem no Tempo pagando seu custo normal em PMs. O segredo da construção dessa arma é talvez uma das coisas mais cobiçadas pelas raças da galáxia e pelos inimigos de Rick Sanchez, por isso o Conselho dos Ricks na Cidadela rastreia quando as armas são comprometidas.

Amplificador Cognitivo

O Amplificador Cognitivo é um capacete  que aumenta o QI daquele que o usa.  Rick o usou em Snuffles, o cão de Morty, para torná-lo inteligente o suficiente para entender e se comunicar melhor com os humanos. O capacete anula os efeitos da desvantagem Inculto, e concede os mesmos bônus da Vantagem Genialidade.

Cruzador Espacial

O cruzador espacial de Rick é um veículo voador criado por Rick. Rick construiu a nave com materiais encontrados na garagem da casa dos Smith. A nave tem a forma de um OVNI e possui rodas na parte inferior para pousos. Em seu interior existem inúmeras garrafas de bebidas alcoólicas, assim como várias invenções de Rick.

F2, H0, R3, A3, PdF5; Mecha; Aceleração, Ataque Especial (PdF; II, amplo, perigoso e poderoso), Tiro Múltiplo e Voo; Bateria.

Fontes:

https://rickandmorty.fandom.com/wiki/Rickipedia

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/WesternAnimation/RickAndMorty

Este artigo com a adaptação de Rick & Morty para 3D&T foi criada por Eric Ellison, editor geral da revista gratuita Tokyo Defender, especializada no sistema 3D&T, em conjunto com Alberto Chechter. Para mais matérias deste sistema, clique aqui! Veja também nossa iniciativa chamada Megaliga Tokyo Defender, reconhecendo ótimos posts de blogueiros sobre 3D&T, clicando aqui.

Postagens Parecidas