Tormenta20 vai ser o primeiro sistema de RPG de mesa brasileiro a ter um compêndio oficial na plataforma Roll20. O anúncio da parceria com a Jambô Editora para distribuição do jogo, em português e em inglês, foi feito apenas alguns dias depois que Tormenta entrou para os 10 jogos mais populares do Roll20.
A storm is brewing: Tormenta is coming to Roll20!
Announced at Roll20Con, we're working with publisher @jamboeditora to expand support for the popular TTRPG in 2022 and beyond.
More news soon! pic.twitter.com/UP5Hk9zAqD
— Roll20 (@roll20app) November 21, 2021
Segundo Emily Floyd, que é diretora de licenciamento do Roll20, a chegada do compêndio do jogo em português é parte dos planos de suporte internacional aos jogadores de RPG.
O anúncio de Tormenta20 foi o último da noite na Roll20Con, conferência anual da plataforma. Ele aconteceu após os apresentadores anunciarem o suporte oficial, em inglês e alemão, a The Dark Eye, que é o primeiro RPG de língua não inglesa a ganhar um compêndio oficial no Roll20.
“Tormenta é um jogo que entrou para o Top 10 de todos os sistemas do mundo e teve 45% de crescimento no último trimestre de 2021. Dá para ver que todo mundo ama Tormenta e a gente vai trazer mais. Em parceria com a Jambô, vamos apresentar uma versão aprimorada para mesas virtuais de RPG, em português e inglês e a preços acessíveis”, disse Emily.
A previsão é de que o compêndio de Tormenta20 seja lançado no marketplace do Roll20 no segundo semestre de 2022.
Tormenta20 no top10 mundial do Roll20
No terceiro trimestre de 2021, pela primeira vez, o sistema brasileiro entrou para a lista dos 10 mais jogados no Roll20 em todo o mundo, ao lado de sistemas como Dungeons & Dragons, Pathfinder, Starfinder, Call of Cthulhu e jogos da linha Mundo das Trevas.
Segundo os dados da própria plataforma, no terceiro trimestre de 2021, D&D 5ª Edição permanece no topo, com mais da metade das campanhas ativas no site. Em segundo, desconsiderando os jogos sem categoria, está Call of Cthulhu, que perdeu 5% das mesas ativas. Pathfinder e Pathfinder 2ª Edição também perderam uma fatia do total de campanhas ao longo do trimestre, de 3,4% para 3,2% e 1,8% para 1,4%, respectivamente.
Warhammer, World of Darkness (que reúne todos os jogos da linha Mundo das Trevas anteriores a Vampiro: Máscara 5ª Edição) e D&D 3.5 perderam 0,3% no período. Star Wars, que sempre se manteve estável, acabou caindo e deu lugar a Tormenta, que avançou duas colocações.
O ranking analisa o número de campanhas ativas no Roll20 no trimestre (neste caso, entre julho, agosto e setembro de 2021) e não exatamente avalia cada sistema, uma vez que alguns jogos (como a linha Mundo das Trevas e Warhammer) somam todos as edições e variações em uma posição só.
No caso, apesar dos jogos sem categoria (os que não tem ficha de personagem cadastrada no Roll20) serem responsáveis por mais de 14% do total de mesas ativas, não consideramos estes sistemas na contagem do ranking.