Tranquilos pessoal? Em breve (dia 17/09) a nova versão de Dungeons and Dragons será lançada. Apesar de quererem chamar de D&D One ou D&D 2024, a maioria (pelo menos no abandonado Brasil) o chama de 5.5. Isso se dá pois suas alterações para a versão 5.0 são muito parecidos com as que ocorreram entre as versões 3.0 e 3.5.
Entretanto, não estamos aqui para falar da nova versão. Mas sim para fazermos uma listagem das classes e subclasses oficiais. Ao final acrescentei o que consta no livro de Valda, visto que esse é um livro fanmade que teve seu financiamento coletivo autorizado pela Wizards.
Artífice
- Alquimista (Caldeirão de Tasha): criar e melhora vários tipos de poções.
- Armoreiro (Caldeirão de Tasha): focado em aperfeiçoar sua armadura.
- Artileirto (Caldeirão de Tasha): possui um canhão como se fosse um companheiro animal, fazendo muito melhoramentos nele.
- Ferreiro de Batalha (Caldeirão de Tasha): cria seu próprio companheiro, obtendo muitas vantagens em lutar junto a sua própria máquina mágica.
Bárbaro
- Arauto da Tempestade (Xanathar): usa poderes da tempestade.
- Besta (Caldeirão de Tasha): sua ligação com os animais torna sua fúria ainda mais animalesca.
- Berseker (Livro do Jogador): fica mais furioso que os demais bárbaros, golpeando com mais força ainda.
- Fanático (Xanathar): seu poder advém de seu fervor religioso.
- Furioso de Batalha (Costa da Espada): corra para o meio da batalha usando sua armadura espinhenta.
- Guardião Ancestral (Xanathar): sua força e fúria vem de seus ancestrais.
- Guerreiro Totêmico (Livro do Jogador): recebe algum tipo de proteção conforme o totem a que se dedique.
- Magia Selvagem (Caldeirão de Tasha): o caos mágico percorre suas veias e torna sua fúria imprevisível.
Bardo
- Colégio da Criação (Caldeirão de Tasha): sua música tem o poder da criação.
- Colégio da Eloquência (Caldeirão de Tasha): suas palavras são mais poderosas do que qualquer outro tipo de bardo.
- Colégio da História (Livro do Jogador): focado em manter as histórias vivas.
- Colégio das Espadas (Xanathar): use sua dança e ritmo para ser um ótimo lutador.
- Colégio do Glamour (Xanathar): a magia feérica lhe dá uma beleza notável.
- Colégio do Valor (Livro do Jogador): os clássicos contadores de histórias épicas.
- Colégio dos Espíritos (Guia de Ravenloft): você recorre às histórias e experiências dos mortos.
- Colégio dos Sussurros (Xanathar): fique furtivo, descobrindo e sussurrando segredos.
Bruxo
- Arquifada (Livro do Jogador): tocado pelo poder feérico, você tem habilidades focadas em enganar, e enfeitiçar.
- Celestial (Xanathar): seus poderes vem de seu pacto com uma criatura dos planos superiroes.
- Corruptor (Livro do Jogador): seu poder vem do pacto realizado com uma criatura dos planos inferiores.
- Eterno (Costa da Espada): uma entidade da morte lhe concedeu poderes.
- Gênio (Caldeirão de Tasha): seu pacto vem de uma poderosa criatura elemental.
- Grande Antigo (Livro do Jogador): de alguma forma você conseguiu acessar uma entidade mais antiga que os deuses para que ela lhe desse poder.
- Imortal (Ravenloft): uma entidade que quebra o ciclo da morte é sua patrona.
- Insondável (Caldeirão de Tasha): a entidade de seu pacto está no oceano profundo.
- Lâmina Maldita (Xanathar): uma entidade sombria lhe dá poderes incríveis e malditos de combate.
Clérigo
- Arcano (Costa da Espada): servo dos deuses da magia.
- Conhecimento (Livro do Jogador): mantenedor do conhecimento.
- Crepúsculo (Caldeirão de Tasha): mantenedor do equilíbrio.
- Enganação (Livro do Jogador): focado em vários mecanismos de truques e enganos.
- Forja (Xanathar): cuida da criação, especialmente de objetos.
- Guerra (Livro do Jogador): focado no combate, qual seja a motivação.
- Luz (Livro do Jogador): representante da fulgurante luz na luta contra as trevas.
- Morte (Mestre): guardião da morte, pela qual todos deverão passar.
- Natureza (Livro do Jogador): servo da natureza.
- Ordem (Caldeirão de Tasha): a voz da justiça e da lei.
- Paz (Caldeirão de Tasha): utiliza-se da violência somente em últimos casos.
- Tempestade (Livro do Jogador): canalizador das poderosas tempestades.
- Túmulo (Xanathar): observa o equilíbrio entre a vida e a morte.
- Vida (Livro do Jogador): protetor da vida.
Druida
- Círculo da Lua (Livro do Jogador): possui fortes poderes de se metamorfosear em animais.
- Círculo da Terra (Livro do Jogador): possui poderes vindos do bioma que protege.
- Círculo das Estrelas (Caldeirão de Tasha): se orienta pelo poder das estrelas.
- Círculo do Fogo Selvagem (Caldeirão de Tasha): se utiliza do fogo como um elemento renovador.
- Círculo dos Esporos (Caldeirão de Tasha): utiliza-se dos muitos usos dos fungos.
- Círculo dos Sonhos (Xanathar): fortes poderes de cura.
- Pastor (Xanathar): protege os animais selvagens como se fosse um pastor deles.
Feiticeiro
- Adepto das Sombras (Xanathar): seus feitiços são de origem sombria, manipulando as sombras.
- Alma Favorecida (Xanathar): sua magia arcana vem de origem divina.
- Alma Mecânica (Caldeirão de Tasha): o poder da ordem imbuiu seu ser com poderes arcanos.
- Feiticeiro da Tempestade (Xanathar): de alguma forma seus poderes advém das tempestades.
- Linhagem Dracônica (Livro do Jogador): o sangue dracônico em suas veias o fez um feiticeiro.
- Magia Selvagem (Livro do Jogador): o caos primordial lhe tocou, concedendo-lhe poderes que nem você controla.
- Mente Aberrante (Caldeirão de Tasha): sua magia é uma forma de psiquismo vindo de uma origem desconhecida, aberrante ou algo similar.
Guerreiro
- Arqueiro Arcano (Xanathar): combina o uso da magia arcana em suas flechas.
- Campeão (Livro do Jogador): focado nos danos advindos de críticos.
- Cavaleiro (Xanathar): focado em combate montado.
- Cavaleiro Arcano (Livro do Jogador): combina as artes arcanas com seu treinamento marcial.
- Cavaleiro do Dragão Púrpura (Costa da Espada): luta através da inspiração sua e de seus aliados.
- Cavaleiro Rúnico (Caldeirão de Tasha): usa as runas ancestrais para para aprimorar suas habilidades marciais.
- Guerreiro do Eco (Wildemount): evoca um cópia de si para lutar com você.
- Guerreiro Psíquico (Caldeirão de Tasha): a energia psíquica de sua mente aprimora sua arma.
- Mestre de Batalha (Livro de Jogador): usa muitas manobras e táticas de combate.
- Samurai (Xanathar): invoca o espírito de luta para melhorar suas habilidades.
Ladino
- Assassino (Livro do Jogador): focados em matar sem serem vistos.
- Batedor (Xanathar): especializado em furtividade e rastreio nos ermos.
- Espachim (Xanathar): usa sua velocidade e fanfarrice para ludibriar e atacar seus inimigos.
- Fantasma (Caldeirão de Tasha): utilizam o conhecimento dos mortos, imergindo em energia negativa.
- Inquiridor (Xanathar): especializado em habilidades de espionagem e observação.
- Ladrão (Livro do Jogador): especializado em arrombamentos e roubos.
- Lâminas Psíquicas (Caldeirão de Tasha): atacam seus alvos com seus leves poderes psíquicos.
- Mentor (Xanathar): mestre tático e de manipulação.
- Trapaceiro Arcano (Livro do Jogador): utilizam truques arcanos para lhe melhorarem suas habilidades.
Mago
- Abjurador (Livro do Jogador): focado em magias defensivas.
- Adivinho (Livro do Jogador): usa suas magias para conhecer o passado e o futuro.
- Cantor da Lâmina (Caldeirão de Tasha): mistura dança e esgrima com suas magias.
- Conjurador (Livro do Jogador): invocador de criaturas.
- Cronomante (Wildemount): você usa sua percepção temporal para obter vantagem nos combates.
- Encantador (Livro do Jogador): busca dobrar a mente dos oponentes à sua vontade.
- Escriba (Caldeirão de Tasha): focado em registrar e aprimorar suas magias através de livros e tomos.
- Evocador (Livro do Jogador): poder bruto mágico é sua área.
- Graviturgo (Wildemount): usa-se da gravidade para alterar e controlar os adversários e o campo de combate.
- Ilusionista (Livro do Jogador): cria ilusões para ludibriar seus adversários.
- Mago de Guerra (Xanathar): mistura magias de abjuração e evocação focando no campo de batalha.
- Necromante (Livro do Jogador): estudioso da vida e da morte.
- Transmutador (livro do Jogador): busca meios de mudar a realidade.
Monge
- Alma do Sol (Xanathar): queime seus inimigos com o calor de sua alma.
- Astral (Caldeirão de Tasha): seu próprio espírito se manifesta para ajudá-lo em combate.
- Dragão Ascendente (Fizban): manifeste o poder dos dragões.
- Kensei (Xanathar): suas armas escolhidas são uma extensão de seu próprio corpo.
- Mão Aberta (Livro do Jogador): luta com foco em golpes com seus punhos e mãos abertas.
- Mestre Bêbado (Xanathar): confunda seus inimigos com seus golpes imprevisíveis.
- Misericórdia (Caldeirão de Tasha): focado em cura mais que em causar dano.
- Morte Longa (Costa da Espada): focado em matar seus adversários.
- Quatro Elementos (Livro do Jogador): canaliza o poder dos elementos para o combate.
- Sombra (Livro do Jogador): usa as sombras sendo um ninja.
Paladino
- Anciões (Livro do Jogador): campeão da natureza.
- Conquista (Xanathar): focado em conquistas e vitórias marciais.
- Coroa (Costa da Espada): servo de um rei ou reino.
- Devoção (Livro do Jogador): o puro guerreiro sagrado.
- Glória (Caldeirão de Tasha): busca fama e glória.
- Quebrador de Juramento (Guia do Mestre): paladinos caídos, cheios de ódio.
- Redenção (Xanathar): o legítimo pacificador, preferindo palavras a ações violentas.
- Vigilantes (Caldeirão de Tasha): protege o mundo contra invasões aberrantes.
- Vingança (Livro do Jogador): um justiceiro mais que um paladino.
Patrulheiro
- Andarilho do Horizonte (Xanathar): vigilantes contra aberrações de outros mundos.
- Caçador (Livro do jogador): focado em caçar inimigos específicos.
- Enxameador (Caldeirão de Tasha): cuida e se utiliza de enxames em seus combates.
- Exterminador de Monstros (Xanathar): focados em matar poderosos monstros.
- Guardião Dracônico (Fizban): tem um dragão como companheiro animal. *Meu personagem da Guilda dos Guardiões, Cysgod, pertencia, enquanto no D&D, a esta subclasse.
- Mestre das Feras (Livro do Jogador): recebe a ajuda de um companheiro animal.
- Perseguidor Obscuro (Xanathar): perseguem e matam criaturas da escuridão e das profundezas.
- Viajante Feérico (Caldeirão de Tasha): focado em encantar seus inimigos.
Valda
É um livro que trás o sentimento e a forma de jogar do D&D 3.5 com as mecânicas e a roupagem do D&D 5.0. Gosto desse livro pois ele possui muitos arquétipos que se encaixam muito bem em fantasias à vapor ou vitorianas. A seguir segue a lista das classes originais do livro e suas subclasses. E, depois, a listagem das subclasses do Valda para as classes oficiais.
- Alquimista: focado em poções e bombas. (Amorista – poções de amor e efeito mental; Boticário – herbalista; Engenheiro de Dínamo – lança feitiços através de dispositivos; Bombardeiro Louco – piromaníacos especializados em bombas; Mutagenista – transmuta seu corpo com injeções experimentais; Fazendeiro de Lodo – produz e controla limos e gosmas; Ferreiro de Venenos – especialista em venenos; e Xenoalquimista – altera seu corpo e o de outros com partes de monstros).
- Capitão: líder de seus companheiros no campo de batalha. Seus Estandartes são: (Dragão – focado em manobras de combate; Águia – mestre da precisão com arco; Caveira Pirata – espadachim focado em luta suja; Leão – líder cavaleiro honrado; Carneiro – focado em empurrões e quedas; Corvo – guerrilheiro furtivo; e Tartaruga – focado em defesa pesada).
- Artesão: mestre em ofícios voltados ao combate. Cada artesão pertence a uma das guildas: (Menestréis Arcanos – usam aço para criar itens mágicos; Armadureiros: especializados em armaduras; Armeiros – pesquisadores de novas armas; Armeiros de Pólvora – focados em armas de fogo e seus acessórios; Cavaleiros da Forja – conduzem sua forja portátil para causar efeitos devastadores; Mechanautas – pilotos de robôs e outros autômatos; Senhores do Trovão – usam equipamentos carregados por raios e eletricidade; e Caçadores – especializados em colocar armadilhas durante o combate).
- Pistoleiro: especializado no uso de armas de fogo. (Tanque de Arma – luta com uma pesada arma de fogo montada; Mestre Gun-ko – artista marcial especialista em arma de fogo; Grande Apostador – luta com sua vida e fortuna como numa aposta; Mosqueteiro – combatente honrado que luta com mosquete e florete; Pistoleiro – o mais rápido no gatilho; Atirador de Elite – atirador extremamente preciso; Atirador de Feitiços – combina magias com armas de fogo; Pistoleiro de Truqes – especializado em truques e ricochetes com suas armas de fogo; e Chapéu Branco – protetor dos fracos e da lei).
- Investigador: mestre em descobrir pistas e suspeitos. (Antiquário – utiliza vários tipos de bugigangas mágicas; Arquivista – colecionador de conhecimento antigo; Detetive – possui um alto intelecto para desvendar crimes; Exterminador – caçador de criaturas noturnas; Inquisidor – realiza exorcismos e acaba com heresias em nome de alguma igreja; Médiun – prediz o futuro com sua conexão com os mortos; Ocultistas – um mágico com poderes arcanos emprestados; e Espião – excelente infiltrador com ótimos disfarces).
- Mártir: os deuses lhe escolheram para carregar algum fardo em específico, são eles: (Expiação – um caminho de purificação de sua vida pregressa; Discórdia – disseminador do caos; Do Fim – deve impedir o fim do muno; Misericórdia – focado na cura e tratamento dos enfermos e sofridos; Renascimento – manter o equilíbrio entre natureza e civilização; Revolução – luta pela liberdade e enfrenta déspotas; Verdade – deve trazer a verdade ao mundo; e Tirania – deve governar com mão de ferro).
- Necromante: se utiliza do poder dos mortos. (Ascendente Sanguíneo – poder dos vampiros; Cavaleiro da Morte – um terrível guerreiro armadurado brandindo sua espada e energias sombrias; Soberano – um manipulador sinistro; Mestre Pálido – o típico necromante padrão; Faraó – um eco dos antigos reis-deuses; Senhor da Praga – portador de doenças que controla lacaios vis; Reanimador – um cientista que cria asseclas mortos-vivos; e Ceifador – uma sombra furtiva de morte).
- Protetor: um campeão que defende uma causa específica. (Guardião da Ira de Sangue – canaliza a ferocidade feral primordial; Vigilante Cinza – guarda especialista a repelir invasores de cidades; Noturno – aliado de mortos-vivos; Xamã Alma Sangrenta – utiliza sua própria alma para conjurar magias; Defensor Coração de Pedra – protetor inflexível das fortalezas nas montanhas; Sentinela da Tempestade – usa a força das tempestades para proteger os fracos; e Protetor Verdejante – usa o poder das florestas para protegê-las).
- Mago de Guerra: mago focado nas artes da guerra. Cada casa representa uma visão sobre a guerra e a magia (Bispos – possuem maior foco nas magias; Cartas – usa cartas para aprimorarem suas técnicas de combate; Dados – buscam controlar o destino; Reis – são os líderes e comandantes; Cavaleiros – suas armaduras mágicas os ajudam no combate na linha de frente; Lanceiros – monásticos que canalizam magias com seus ataques desarmados; Peões – mestres em truques versáteis; e Torres – assassinos arcanos e espiões).
- Bruxa: portadoras de maldições, com os seguintes tipos de magias: (Preta – focada nas artes necromânticas e do sofrimento; de Sangue – lança fortes maldições e extrai poder de sacrifícios de sangue; Verde – suas maldições são associadas à natureza; Roxa – focada em ilusões e encantamento; Vermelho – pura destruição; Aço – combina esgrima e feitiços; Chá – bruxa pacífica, ligada a rituais de chá e de adivinhação; Technicor – faz amizade com quase todos; e Branca – curador natural).
As 6 subclasses de cada classe oficial básica:
- Bárbaro: Colosso, Barbatana, Heavy Metal, Mago Muscular, Mago da Fúria, Tranquilidade.
- Bardo: Cantor, Grafite, Bobos da Corte, Deus Louco, Máscaras, Romance.
- Bruxo: Névoas Mortais, Seu Eu do Futuro, O Mestre (do jogo mesmo), Legado, Mágico, Simbionte.
- Clérigo: Destruição, Loucura, Pestilência, Rum/Festividade, Viagem, Riqueza.
- Druida: Cidade, Profundezas, Punho, Pedras, Vermes, Wyrm/Dracônicos.
- Feiticeiro: Senhor das Emoções, Herói Reencarnado, Nascido Espiritual, Espelhado, Mestre da Gosma, Magia dos Desenhos Animados.
- Guerreiro: Cavaleiro do Osso, Brigão, Lanceiro Celestial, Corsário, Explorador de Masmorras, das Mãos de Mago.
- Ladino: Perseguidor Aracnídeo, Executor, Vigarista, Mestre das Sombras, Malandro Temporal, Matador de Titãs.
- Mago: Mestre Familiar, Mago do Míssil Mágico, Sábio Místico, Cronomancia, Gastronomia, Oniromancia.
- Monge: Arco, Flagelante, Quatro Punhos, Máscara, Rosa, Lutador de Rua.
- Paladino: Noite Eterna, Heresia, Folia, Tempestades, Sol, Inverno.
- Patrulheiro: Feral, Corredor Livre, Salteador, Quebrador de Feitiços, Caçador de Troféus, Vigilante
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