fbpx
Movimento RPG
Image default
Aliados Cenários Tokyo Defender

Projeto Ágato: Medievo Ágato

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com o Medievo Ágato! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Medievo Ágato: Dominação da Igreja

Com a queda do Império Romano, surgem os feudos e os reinos católicos e bárbaros na Europa. O ideal heroico torna-se muito importante para a unificação dos súditos e o alastramento da religião cristã. O Sentinela de Pedra torna-se então um grande símbolo de devoção e honra, por ter elaborado as bases das Escolas ocidentais de Super-Heroísmo e tendo sua vida narrada no épico Martírio do Sentinela de Pedra, da época em que ainda era um paladino da corte de Carlos Magno. Ainda no Império Franco, são estipuladas também as leis de obrigação dos ágatos aos não-ágatos no Lex Fragilis, utilizado até a atualidade para impedir ágatos de abusarem dos poderes contra os “frágeis” (seres humanos comuns).

O crescimento da crença cristã e as ameaças de grandes guerreiros ágatos das tribos bárbaras geraram a inimizade entre a Igreja e os ágatos em geral, lhes relegando na época a nomenclatura de sanguebruxos ou hexenbiests, ligando-os a forças demoníacas e adversas ao Cristianismo. A Igreja permitiu que ágatos bárbaros fossem utilizados como escravos feudais, igualados a animais ou criminosos; surgiu então a profissão de feitores de sanguebruxos, que compravam e vendiam ágatos. Um ágato também importante na época foi o Selvagem com Machado, ágato de aparência monstruosa escravizado pelo feitor de sanguebruxos Althalos. O Selvagem com Machado assassinou Althalos e libertou todos os outros ágatos monstruosos pertencentes a Althalos, liderando uma onda de ataques e saques em busca da libertação de todos os ágatos monstruosos tratados como propriedade feudal – por fim, foi assassinado por cavaleiros sob ordens da Inquisição.

A mesma Inquisição que ordenou o assassinato do Selvagem com Machado também elaborou um tratado de caça e tortura aos sanguebruxos chamado Malleus Sanguilamium. Apenas ágatos que se convertessem ao Cristianismo e aceitassem servir a Igreja interinamente (ou seja, aceitarem ser escravos feudais de membros da Igreja) perdiam o status pejorativo de sanguebruxos e passavam a ser chamados de magnânimos, como o Lamentador da Cruz, o Sentinela de Pedra e muitos outros ágatos foram considerados a partir de então. Quando a aparência do ágato era horrenda demais (como ocorreu com vários ágatos na época), a Igreja os isolava em habitações ermas, denominando-os Separatio Sanguilamorum, ou simplesmente Párias, sob a pena de morte caso reentrassem na civilização sem permissão prévia da Igreja. No Leste Europeu, surge um culto herético chamado Piotrismo, que considera a existência de Cristo não apenas como um humano abençoado, mas como um ágato abençoado, de forma que todo ágato possui em si parte da centelha divina e deve ser bem-visto como representante mais próximo do Reino dos Céus.

No Oriente Médio, o profeta Maomé funda o Islamismo e aceita os ágatos como humanos que adquirem poder através da negociação inconsciente com Qarins, gênios servos de Alá que abençoam e protegem seus servos. Qualquer ágato que considerasse seus poderes uma manifestação direta de Alá ou se considerassem anjos, demônios ou gênios (estes últimos, chamados de Abidjinn) estariam cometendo um pecado grave e sendo condenados à morte imediata. O Selo Sagrado foi o ágato mais próximo a Maomé e lembrado como um sahaba (companheiro próximo) do profeta, tendo inspirado muitos ágatos da região a se converterem ao Islã.

Logo, os conflitos entre o Cristianismo e o Islamismo se fortalecem e levam às Cruzadas europeias contra a região do Oriente Médio. O mais raro momento de paz da região, especificamente em Jerusalém, foi quando os ágatos Vampiro Remitido (judeu), Cavalo Celeste (italiota) e Cimitarra do Macaco (árabe) se dispuseram ao esforço conjunto de manutenção pacífica e respeitosa entre os povos. No norte da Europa, cruzados a mando da Igreja empreendem a famosa Batalha de Saule (em uma Cruzada do Norte contra lituanos e piotristas), em que morre a icônica Rainha das Serpentes, que em pouco tempo se torna a padroeira cristã dos ágatos e chamada a partir de então Santa Eglé. Em todos estes intercâmbios culturais, surgem boatos sobre um rei mítico da nação cristã Fyrtanfen (chamada também de Pântano Assustador) chamado Fendrel, cujo reino formado unicamente por ágatos de maioria monstruosa, localizado em algum ponto entre o Oriente Médio e a Ásia, sobre o local onde se localizava a bíblica Bashan.

Durante o Medievo Ágato são também escritos o Shugogamigatana (pelo ágato Prisioneiro Abandonado) e os Traités du Chevalière (pelo cavaleiro templário Geoffroy de Charnay), respectivamente as bases das Escolas Japonesa e Francesa de Super-Heroísmo.

Obras históricas importantes do Medievo Ágato

  • Le Martyre de Sentinelle en Pierre (Império Franco)
  • Lex Fragilis (Império Franco)
  • Malleus Sanguilamium (Espanha)
  • Shugogamigatana (Japão)
  • Carta de Fendrel, o Alado (origem desconhecida)
  • Traités du Chevalière (Sacro-Império)

Figuras históricas importantes do Medievo Ágato

  • Sentinela de Pedra (Sentinelle en Pierre)
  • Selvagem com Machado (Bartensalvang)
  • Bispo Piotr Bimorov
  • Selo Sagrado (Mühr-ü Şerif)
  • Santa Eglé, Rainha das Serpentes (Šventas Eglé, Žalčių Karalienė)
  • Vampiro Remitido (Sawlakh Motetz Dam)
  • Cavalo Celeste (Caelus Equum)
  • Cimitarra do Macaco (Qoph Handzhar)
  • Prisioneiro Abandonado (Momoku Shuujin)
  • Fendrel, o Alado (Fendrel Oleta)

Arte do post: Bruno Prosaiko

Postagens Parecidas