Se o RPG brasileiro está morto, certamente vivemos a maior e mais aterradoras dos apocalipses zumbi. É essa impressão que fica com o fim da campanha de financiamento coletivo Tormenta 20, que serve tanto para comemorar as duas décadas do maior (e acho que não tem mais como questionar isso) RPG brasileiro, quanto como prelúdio para a próxima edição do livro de regras. O financiamento, cuja meta era arrecadar agora modestos R$ 80 mil, bateu todos os recordes se aproximando de R$ 2 milhões.
Gostando ou não de Tormenta, a campanha deixa claro a importância da ambientação para o RPG brasileiro e faz história. E aqueles que colaboraram ganharam não só dezenas de acréscimos (de acordo com o que foi pago, claro), como também participação direta em decisões do livro por meio de voto, crédito por escrito e a promessa de produção de um curta metragem, sonho antigo e cogitado desde os tempos do premiado mangá nacional Holy Avenger, pelo menos.
Com o fim da campanha, começa a terceira década da história de Tormenta. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista para o RPG nacional. E a única coisa que temos a dizer depois dessa monstruosidade é: Nos vemos em Arton.
Você pode ler nossos textos anteriores sobre o assunto a seguir.
Tormenta 20: Começa a celebração dos 20 anos do cenário
Tormenta 20: Entrevista com Saladino
Tormenta 20: Quando o RPG derrubou o Catarse
Movimento RPG Podcast 01: Tormenta RPG
Tormenta 20 e voto de confiança
Uma parte da campanha que foi especialmente engajadora, foi a votação de NPCs e raças. Com direito a campanhas pesadas (e hilarias), disputas apertadas, apunhaladas pelas costas e até uma mudança súbita de regra no maior estilo Mestre de RPG malandrão, foi nessa votação em que os fãs de Tormenta tiveram a oportunidade de ajudar a moldar o mundo de Arton de acordo com seus gostos. Dentre os NPCs, as votações foram separadas por obra originária, enquanto as raças foram separadas por conceito. Abaixo listamos quem venceu cada uma das votações, e finalizamos com a lista de metas complementares e o que cada uma trará ao livro.
NPCs
Clássicos de Arton: Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade
Holy Avenger: Lisandra
Trilogia da Tormenta: Vanessa Drake
Dungeon Crawlers e 20Deuses: Val
Ledd: Barba Branca
A Joia da Alma: Gwen (em segundo turno contra Verônica)
A Flecha de Fogo: Maryx
Guilda do Macaco: Klunc
Raças
Grandões: Trog
Artonianas: Medusa
Clássicas: Halfling
Exóticas: Golem
Novos Horizontes: Sprite
Repescagem: Esqueleto, Aggelus/Sulfure e Sereia/Tritão
Acréscimos das metas