Totens, poderosas entidades espirituais que guiam Garous e outros seres metamórficos pelo Mundo das Trevas.
Servindo como aliados, mentores, tutores, guias e patronos, os Totens são parte fundamental e importante do mundo de Lobisomem o Apocalipse, e são um charme à parte!
Uma excelente fonte de ideias para narrativas profundas, ou mesmo para tons mais cinzas.
TOTENS
Existem Espíritos dos mais diversos níveis no jogo, como já falei antes lá no texto sobre Espíritos.
Apenas Incarnas (ou Espíritos menores diretamente submissos a eles) podem ser Totens.
Desde a criação dos Garous (e de outros seres metamórficos) que os Espíritos atuam como Patronos, aconselhando e unindo seus protegidos.
Agindo em conjunto e unindo poderes com aqueles que protegem, os Espíritos são capazes de pesar a balança de forma decisiva em inúmeras questões.
O julgamento dos espíritos, entretanto, não segue o mesmo código moral dos mundanos, sejam eles quem forem.
Visões cinzas e julgamentos neutros são muito comuns para os espíritos, principalmente Totens.
Receber as dádivas e bênçãos de um Totem também significa ter de seguir a seus dogmas e suas regras.
Não seguir a essas condutas implica em perder os benefícios do Totem.
TOTENS DE TRIBO
Um poderoso Espírito Incarna que cuida da tribo como um todo.
Embora não favoreçam especificamente a algum membro da tribo, são diretamente responsáveis pelos espíritos que ensinam os Dons de Tribo.
Vale mencionar que os Totens de Tribo são peça fundamental para entender os caminhos que a tribo segue nos assuntos políticos e sociais da Sociedade Garou.
Assim como quaisquer outros Totens, os de Tribo exigem uma certa conduta e certos padrões dos Garous que os seguem.
Totens de Tribo atuam apenas em assuntos que movimentarão a tribo como um todo.
TOTENS DE CAERN
São os Espíritos Incarna que protegem, guardam e moldam os Caerns.
Ao contrário dos outros Totens que andam livres, esses permanecem nos locais de seus respectivos Caerns, e são tão poderosos quanto os locais que habitam.
Totens de Caern atuarão sempre em prol do melhor para o Caern, independente das consequências para os Garou ou outros seres metamórficos.
TOTENS DE MATILHA
São os Totens que definem e moldam uma matilha.
Reconhecida e unida por um Totem, a Matilha se desenvolve moldada por essas bênçãos e com esses propósitos.
Mesmo sendo inferiores aos Incarna Superiores, os Totens de Matilha ainda são suficientemente poderosos para fazer frente a Incarnas e outros espíritos.
Em termos de regras, o Totem da Matilha terá nível de poder equivalente á soma de todos os pontos do Antecedente Totem de cada integrante da Matilha. Quanto mais pontos, mais poderoso.
Inúmeros Espíritos podem ser Totens de Matilha, mesmo representantes menores de Totens Tribais, como Avô Trovão ou Falcão.
TOTENS PESSOAIS
São como os de Matilhas, porém possuem um vínculo direto com o Garou em questão.
Por algum motivo, relacionado no background, o Espírito optou por ser o guia e guardião particular de um Garou.
O poder do Totem Pessoal é equivalente à quantidade de pontos do Antecedente Totem do personagem.
Um Totem Pessoal só pode ser adotado por um personagem sem Matilha, já que dois Totens não podem abençoar diretamente um Garou.
O Totem Pessoal e o Garou formam uma “matilha” entre si, tendo uma afinidade maior que pode ser mal vista aos olhos de outros Garous.
ANTECEDENTE TOTEM
O Antecedente Totem influencia diretamente nos poderes e características do Totem.
O valor do Antecedente é equivalente à soma do Antecedente de todos os membros da Matilha.
A soma total desses pontos é usada para dar mais poderes, vantagens e forças para o Espírito que servirá de Totem para a Matilha.
Um Garou que tiver um Totem Pessoal não pode usar seus pontos para favorecer o Totem da Matilha, nem mesmo integrar à Matilha de outro Totem.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre Totens? Já deu uma conferida no texto sobre a Disciplina Dominação que o Raul mandou? E o que tá achando dos artigos da Liga das Trevas? Espero que esteja gostando!
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