fbpx
Movimento RPG
Image default
Colunas Quimera de Aventuras

Trem-Bala – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre Trem-Bala. Não, esse texto não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si, vamos falar sobre o filme de 2022 estrelado pelo lindíssimo Brad Pitt e dirigido por David Leitch.

Trem-Bala

Recheado de participações especiais de peso e coadjuvantes que roubam a cena, já deixo a dica se você gosta de uma boa comédia de ação onde se deve dar uma polida na sua Suspensão de Descrença e aproveitar as coincidências divertidas do filme.

Joaninha

Brad Pitt interpreta um assassino azarado, talvez o mais azarado de todos e leva o codinome de Joaninha – Lady Bug em inglês e isso deixa tudo mais engraçado a meu ver – e que tem uma missão “simples” entrar em um Trem-Bala no Japão e roubar uma mala. Mas o X da questão é que outros assassinos bem mais perigosos que ele também estão neste trem ou em direção a ele intercalando seus destinos de maneira bastante violenta.

Quimera de Aventuras

Bom, trazendo o assunto ao RPG, Trem-Bala possui características bem interessantes que servem de inspiração para uma sessão de jogo.

O Humor

O humor do filme se apoia principalmente em duas bases. Situações inusitadas/surpreendentes e personagens bem desenvolvidos. Não existem piadas, propriamente ditas, mas quase tudo é envolto a uma aura engraçada que contrasta com as mortes e momentos de tensão. Como narrador, mesmo em uma aventura curta, estimular que os personagens tenham uma personalidade e historia a ser explorada ajuda nessa construção de atmosfera, mesmo que não seja a de humor, ter um conjunto forte de informações beneficia a aventura de todos.

A Ação

David Leitch não é brincadeira, Deadpool 2, Atômica e Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw estão em sua conta. Você como narrador não precisa ser um diretor de cinema para deixar a ação mais interessante em seus jogos. Mas ver que um ataque não é apenas uma rolagem de dados ajuda bastante. Pensar em como é um personagem e como ele poderia agredir alguém pode auxiliar. Um artista marcial baixinho e rápido, por mais que role o dado uma vez para atacar, pode descrever aquela ação como uma sequência de golpes rápidos e se utilizando das experiências de sistemas PbTA, uma cena pode ser narrada em conjunto para que, mesmo em um revés, um personagem continue interessante e não fique a mercê de um jogador azarado.

O Roteiro

Em um filme é bem mais fácil fazer com que as coisas saiam como o planejado, é obvio. No jogo, mesmo o roteiro sendo algo importante, o desapego a ele é uma ferramenta mais importante ainda. Tradicionalmente em um jogo, são pelo menos quatro cabeças fervilhando de ideias e más intenções, deixe isso funcionar a seu favor, narrador. Abuse das ações de seus jogadores para moldar o curso de ação e entenda que coincidências podem acontecer, o importante é não deixar a peteca cair e manter o jogo fluindo de acordo com o gosto de todos.

Bom, é isso…


O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio clube do livro, A Ordem da Quimera (acesse por esse link), nesse mês estamos com o livro O Último Ancestral do autor Alê Santos, que parcipara consoco do encontro no dia 28/02. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.
O Último Ancestral
O Último Ancestral

E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


Trem-Bala – Quimera de Aventuras

 

Postagens Parecidas