fbpx
Movimento RPG
Image default
Colunas Liga das Trevas

Boggans – Kiths de Changeling: O Sonhar

Bom meu povo. Victor que vos fala outra vez, continuando os textos sobre Changeling: O Sonhar, vou falar hoje sobre os Boggans, o primeiro Kith que o livro traz, e seguirei nessa sequência. Se alguém quiser conferir, coloquei a lista no post anterior.

Pois bem, falarei agora sobre os Boggans [BÔ-gãs].

Boggans

O livro diz “o maior prazer do boggans é o trabalho”. Isso, por si só, já diz muito sobre eles. Gostam de rotina, empregos seguros e corriqueiros. Nada que os tire da rotina é bem visto. Gostam de serem reconhecidos pelo seu trabalho e honestidade. São hospitaleiros e adoram ajudar os outros, muito prestativos mesmo. Os viajantes são sempre bem-vindos em suas casas, e acabam adorando encontrar um boggan pelo caminho.

Porem, há os que também se aventurem pelas estradas para prestar ajuda ao que encontram. Esses, em geral, são os Estouvados. Os boggans Seelie são abnegados e altruístas, com uma enorme compaixão em seus corações. Já os Unseelie são movidos por oportunismo. Contudo, a Corte não importa, e sim o trabalho. O auxilio às pessoas traz a graça e a glória. Mas não se enganem, eles não são submissos: gostam de ajudar, mas reconhecem o próprio valor e têm orgulho disso.

Típico Boggan

Aparência

Costumam ser baixos e gostar de boa comida, por isso, acabam obesos em sua maioria. Têm olhos brilhantes e grandes narizes e sobrancelhas grossas. Os calos são uma marca registrada em suas mãos com dedos ágeis. É isso que nos diz o livro, mas podemos dar nosso próprio estilo sem fazê-los perder a identidade.

O estilo de vida depende muito mais da idade do boggan. Em geral, os Infantes são brincalhões e farristas, sempre fazendo uma zorra onde há outros trabalhando. Os Estouvados são impelidos a aventura,  e assim que se apegam ao grupo, passam a cuidar dos outros. Cuidam da comida e aprovisionamentos. Já os Rezingões adotam residências que tendem a ser eternas se lá tiverem afazeres.

Direitos Inatos

Artesanato: São exímios artesãos e fazem seu trabalho com tanto esmero que nenhum boggan sofre falha crítica em testes de Ofícios. Conseguem fazer o trabalho bem mais acelerado se não estiverem sendo observados.

Dinâmica Social: São ótimos em relacionamentos porque conhecem a fundo a dinâmica de um lar, e nesse ponto, acho que o livro se supera no aspecto de ludicidade. Diz exatamente assim: “os Seelies captam pequenos indícios, como olhares discretos de futuros amantes; os Unseelies tendem a perceber conspirações e rivalidades.” Eles revelam a dinâmica social de um grupo com um teste de Percepção + Empatia (ou Lábia). Dificuldade 5 a 10, a cargo do narrador e da questão em si. Os Direitos Inatos funcionam tanto com Changelings como também com mortais e desencantados.

Cena de um bar com vários changelings e humanos

Fraquezas

O Chamado dos Necessitados: É tão inata a vontade de ajudar que um boggan, quando se depara com um necessitado, precisa passar por um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para não precisar ajudar.

Mote: Segundo o livro: “Ora, o que aconteceu com você meu amigo? Aqui, sente-se peto do fogo que eu vou te trazer algo quente para você beber. Por favor, conte-me tudo…”

Estereótipos dos Boggans

Um pouco da visão dos boggans em relação aos outros Kiths.

Assim, encerro o texto sobre Boggans, na próxima falarei sobre Exus [e-XUS], os grandes viajantes.
Desejo a todos boas rolagens.

Aventurem-se!

Postagens Parecidas